Veja a trajetória da Leviatán até o título do Masters London 2026

Do academy ao pódio do Masters London 2026, a Leviatán percorreu todas as etapas da temporada com sua personalidade jovial

A Leviatán ganhou o Masters London 2026 no domingo (21) por 3 a 2, contra a Paper Rex. O time apadrinhado pelo Brasil na competição — até mesmo antes dela, no VCT Americas Stage 1 —, é composto por um argentino, um chileno e três brasileiros.

Inicialmente, a equipe foi vista pela comunidade como um projeto para o futuro; ainda imaturo para alcançar grandes posições ou desbancar times experientes, mas que utilizaria o Tier 1 para criar casca. Em novembro de 2025, o elenco da Leviatán foi anunciado:

  • Francisco “kiNgg” Alberto, 24 anos, In-game Leader do time
  • Eduardo “Sato” Kenzo, 18 anos
  • Guilherme “blowz” Oliveira, 18 anos
  • Bruno “Neon” Rodríguez, 17 anos
  • Rodrigo “spike” Lombardi, 18 anos

Com Rodrigo “Onur” Dalmagro de Head Coach e Cristian “Jhein” Camaño como Assistent Coach.

Com três integrantes transferidos do academy (blowz, Neon e Onur), o projeto foi uma aposta a longo prazo para o CEO da Leviatán, Fernando Diez. No sábado (20), durante a semifinal da Lower, o fundador afirmou acreditar que, daqui a alguns anos, o time possa se consolidar como o melhor do mundo. E, a passos largos, isso parece estar acontecendo.

Começando a temporada com o pé esquerdo

Como de costume, a Temporada 2026 teve início no Kickoff, que aconteceu em janeiro e fevereiro, na cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Para a organização argentina, as coisas não começaram da melhor forma: Neon enfrentou problemas com o visto americano e não jogou as duas primeiras séries da competição. Enquanto o argentino não chegava, o brasileiro Joshua “PxS” Brunelli foi o complete do time.

Mas essa não foi a maior barreira da equipe no Kickoff. Em cinco jogos, a Leviatán venceu apenas dois, ficando entre o sétimo e oitavo lugar. Nas séries conquistadas, o time venceu Sentinels e KRU Esports.

Leviatán esquece início ruim e termina Stage 1 como 2º melhor time das Americas

A Leviatán estreou na Fase de Grupos da Etapa 1 em 12 de abril e, durante a fase, o time venceu três partidas e perdeu duas; coincidentemente, para organizações brasileiras (MIBR e LOUD).

Um dos motivos que levaram o time ao mau desempenho em ambas as séries foi o nervosismo. Segundo spike, em entrevista para o VZone, havia momentos in-game em que ficavam perdidos e isso não era um costume entre eles.

Entretanto, os resultados positivos da Leviatán possibilitaram que ela fosse a primeira equipe da Fase de Grupos garantida nos Playoffs da competição regional.

Na segunda fase, a equipe venceu todos os três jogos da Upper, levando-os diretamente para a Grande Final do VCT. Para blowz, a classificação à final foi resultado de um bom trabalho: “Estamos colhendo os frutos, jogando muito bem em camp, que era nossa principal dificuldade do começo e agora estamos muito confortáveis jogando”, destacou o brasileiro ao VZone.

Os frutos estavam realmente sendo colhidos, tanto que a Leviatán foi o primeiro time do Americas a conquistar uma vaga no Masters London 2026. Entretanto, a equipe perdeu o jogo do título para a G2 Esports, por 2 a 3, ficando em segundo lugar na competição.

No antigo Twitter (X), Sato compartilhou sobre a experiência da disputa:

“Um dos jogos mais divertidos da minha vida […] Infelizmente, não foi do jeito que nós gostaríamos, mas demos nosso melhor e não poderia pedir mais do que isso”.

Quem também adicionou sua impressão em uma publicação foi blowz: “Muito feliz de ter chegado aqui com esse time e essas pessoas. Esse é só o começo desse time”, escreveu. Nesse meio tempo, a Leviatán embarcaria na Esports World Cup (EWC).

A caminhada da Leviatán pela Lower até o troféu

No Masters, a Leviatán parecia bem diferente do Kickoff, perdendo a invencibilidade somente na primeira partida dos playoffs, contra a Paper Rex. Com a derrota no início da segunda fase, a Leviatán foi para a Lower.

Naquele momento, eles não poderiam dar chance ao erro: se perdessem uma série, estavam eliminados do Masters London. Foi assim que venceram seus quatro jogos no chaveamento, eliminando: Team Heretics, XLG, Team Vitality e EDward Gaming.

Uma das principais características do elenco da Leviatán é o alto astral. Desde o VCT Americas Stage 1, os integrantes se levantavam entre as rodadas buscando animar uns aos outros; a situação não poderia ser diferente no Masters. A marca rendeu um momento interessante na Final da Lower, contra a EDward Gaming, em que os dez jogadores se levaram e comemoraram no modo Leviatán. A organização argentina venceu a chinesa por 3 a 0, levando-os para a Grande Final.

Por fim, o único time que venceu a Leviatán no Masters seria seu confronto final

A Paper Rex havia se classificado um dia antes à Grande Final da competição, no dia 19 de junho, após vencer a EDward Gaming na chave superior. Anteriormente, a organização chinesa contava com invencibilidade sobre equipes com brasileiros, derrotando organizações como LOUD, FURIA e a própria Leviatán.

Entretanto, a Paper Rex lidava com uma pressão histórica. O time bateu na trave de diversas competições internacionais, ficando em segundo lugar nos Masters Copenhagen 2022, Champions 2023 e Masters Santigo 2026.

Enfim, a Grande Final aconteceu no dia 21 de junho, em formato Melhor de 5 (MD5). E, de fato, os times disputaram todos os mapas da série. A Paper Rex teve vantagem por três jogos, mas, com o empate na Ascent, a Leviatán resetou e fechou o placar.

Fracture 13 x 2 para Paper Rexpick PRX
Split 13 x 6 para Leviatánpick LEV
Breeze 13 x 11 para Paper Rexpick PRX
Ascent 13 x 10 para Leviatánpick LEV
Lotus 13 x 5 para Leviatándecider

Os novos campeões do VALORANT Masters

A vitória da Leviatán deixou diversos marcos à comunidade de VALORANT. Sobretudo, a conquista do primeiro título do LATAM no Masters. Do mesmo modo que o time mais jovem a disputar o campeonato internacional agora passava a ser, também, o mais novo a levantar o troféu.

Para além disso, das realizações plurais, havia os sonhos pessoais dos jogadores. Durante a entrevista pós-jogo, Sato e spike relembraram a trajetória de cinco anos nas ranqueadas do game. E, ao ser perguntado se gostaria de vencer esse título ao lado de outras pessoas, Sato respondeu que não, pois ele e amigo eram “o melhor duo de Duelistas do mundo”.

Em resposta, spike disse: “Estou desde a infância com esse cara aí, jogando ranked com ele. Então, sabe, é um sentimento de conquista, de termos conquistado [o título] juntos”.

Para fechar a premiação com chave de ouro, o jogador vindo da Leviatán Academy, Neon, foi o MVP do Masters London 2026.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *